Prótese do Joelho

O que é a artrose do joelho?

Artrose é uma condição degenerativa das articulações, onde a cartilagem que reveste as extremidades dos ossos se desgasta gradualmente, causando dor, inflamação e perda de mobilidade.

Causas:

A causa mais comum de dores crônicas e disfunção do joelho é a artrite. Embora haja muitos tipos de artrite, a maior parte das dores no joelho é causada por apenas três tipos delas: osteoartrose, artrite reumatoide e artrose pós-traumática.

Osteoartrose -> Este é um tipo de artrite causado pelo desgaste relacionado à idade. Normalmente ocorre em pessoas com 50 anos de idade ou mais, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens. A cartilagem que amortece os ossos do joelho amolece e desgasta-se. Passa então a haver atrito entre os ossos, o que causa as dores e a rigidez no joelho.

Artrite reumatoide -> É uma doença que causa inflamação e espessamento da membrana sinovial que reveste a articulação. Essa inflamação crônica pode lesionar a cartilagem, levando a perda de cartilagem, dores e rigidez. A artrite reumatoide é a forma mais comum de um grupo de doenças chamado de “artrites inflamatórias”.

Artrose pós-traumática -> Pode ser a consequência de uma lesão grave do joelho. Fraturas dos ossos do joelho, ou rupturas dos ligamentos do joelho podem lesionar a cartilagem articular com o tempo, causando dores no joelho e limitando suas funções.

Sinais e Sintomas da Artrose no Joelho:

  • Dor ao mover o joelho.
  • inflamação crônica no joelho e inchaço que não melhoram com repouso ou medicamentos;
  • Crepitação ou sensação de rangido ao dobrar o joelho.
  • Diminuição da amplitude de movimento.
  • Deformidade ( “joelho torto”)

Diagnóstico:

O diagnóstico da artrose é realizado através do exame físico e de exames de imagem como o Raio-x e a Ressonância magnética. 

Indicações para Prótese do Joelho:

Indicada quando há:

  • Falha do tratamento conservador: quando medicamentos, fisioterapia e outras intervenções não proporcionam alívio adequado da dor e melhora da função.
  • Severa dor e disfunção: quando a dor no joelho interfere significativamente nas atividades diárias e na qualidade de vida do paciente.

 

Qual a idade para se realizar a Prótese do Joelho?

Não existe um consenso, porém a maioria dos pacientes submetidos à artroplastia total de joelho tem entre 50 e 80 anos de idade, mas os cirurgiões ortopédicos avaliam cada paciente individualmente. 

Tipos de cirurgias: 

Artroplastia Total do Joelho (ATJ): substituição de toda a articulação do joelho.

Próteses Unicompartimentais (PUJ): substituem apenas uma parte da articulação, geralmente o compartimento medial ou lateral do joelho.

Materiais: as próteses podem ser feitas de metais (como titânio ou cromo-cobalto), e polietileno de ultra-alto peso molecular entre os componentes metálicos.

Como é a cirurgia? 

Há quatro etapas básicas no procedimento de artroplastia do joelho.

  • Preparação do osso. As superfícies de cartilagem lesionadas nas extremidades do fêmur e da tíbia são retiradas junto com uma pequena porção do osso por baixo delas.
  • Posicionamento dos implantes metálicos. A cartilagem e o osso retirados são substituídos por componentes metálicos que recriam a superfície da articulação. Essas partes metálicas podem ser fixadas no osso por cimentação ou pressão.
  • Cobertura da patela. A superfície interna da patela (rótula) é cortada e coberta com um disco plástico. Alguns cirurgiões não fazem a cobertura da patela, dependendo do caso.
  • Inserção de um espaçador. Um espaçador de plástico cirúrgico é inserido entre os componentes metálicos para criar uma superfície de contato com o menor atrito possível.

Quanto tempo preciso ficar no hospital?

O procedimento dura aproximadamente 1 a 2 horas e a alta ocorre quando a dor está bem controlada, com capacidade de andar com auxílio de muletas ou andador e de cuidados básicos. O tempo de internação é em torno de 3 dias na maioria das vezes.

Como é a recuperação pós-operatória da cirurgia?

Já no primeiro dia após a cirurgia, o paciente pode se levantar e andar com o uso do andador ou muletas, para equilíbrio. Estes auxílios são mantidos até que o equilíbrio e a força muscular estejam restabelecidos para andar com segurança. Dessa forma, em geral, muletas ou andadores podem ser retirados entre 10 a 30 dias.

 

Fisioterapia: é essencial para fortalecer os músculos ao redor do joelho e restaurar a mobilidade.

Retorno gradual às atividades normais: o paciente geralmente pode retomar as atividades normais dentro de algumas semanas a meses, dependendo da cirurgia e da reabilitação.

Quanto tempo dura a prótese?

 A maioria dos pacientes submetidos à artroplastia total de joelho tem entre 50 e 80 anos de idade, mas os cirurgiões ortopédicos avaliam cada paciente individualmente.

× Agendar Consulta